quinta-feira, 4 de maio de 2017

Eleitorado de Major Izidoro: Maioria é analfabeta ou somente lê e escreve - Dados do TSE

Ilustração: Google
Em Major Izidoro, município situado no Sertão de Alagoas, distante cerca de 190 km da capital Maceió, praticamente a metade da população não sabe ler ou apenas escreve.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16,39% dos eleitores são analfabetos e 24,98% apenas conseguem ler e escrever, ou seja, podem ser considerados analfabetos funcionais. Somados, os dois percentuais chegam a 41,37% do total de 13.519 eleitores.
Os próximos gestores do município já sabem, portanto, qual será um de seus maiores desafios: reduzir o índice de analfabetismo entre os eleitores e entre a população de modo geral.
No pequeno município sertanejo, 3.299 famílias recebem o Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal, conforme dados do Portal da Transparência. Numa média de 4 membros por família, são 13.196 pessoas incluídas, o que é quase igual ao total de eleitores.
Conhecido como “Terra do Leite”, Major Izidoro se destaca pela produção de leite em pequenas propriedades da agricultura familiar – e também em grandes fazendas – que é enviado tanto para as fabriquetas locais quanto para grandes indústrias dentro e fora de Alagoas. Apesar de muitos beneficiários do Bolsa Família, a atividade leiteira ainda é a base da economia local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário