sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Major Izidoro apresenta pior taxa de casos de Dengue em 2015, afirma site Dengue na Web

O aumento no número de casos de dengue em Alagoas tem deixado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em alerta. Quatro cidades localizadas no Sertão do estado – Major Izidoro, Mata Grande, Ouro Branco e Inhapi – estão com epidemia da doença. 
A incidência nessas cidades é igual ou superior a 300 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Ao todo foram 579 novos casos notificados este ano em todo o estado, sendo 80 confirmados até a semana passada.

 Em 2014, o mesmo período registrou 269 casos. De acordo com a assessoria da Sesau, nesta quarta-feira (25) serão divulgados novos dados que mostram um novo aumento do número de casos.
A superintendente de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Cristina Rocha, explica que apesar de não haver nenhum caso registrado ainda da febre chikungunya, o aumento de casos de dengue deve servir de alerta para os gestores públicos e também para população.
“Estamos tendo um aumento de casos de dengue naquela região e se os gestores públicos não realizarem ações de combate ao mosquito transmissor com o apoio da população, mais pessoas vão contrair a doença”, alerta a superintendente.
Cristina diz ainda que casos de febre chikungunya podem ser registrados em pouco tempo aqui no estado. “Estados vizinhos como a Bahia e Pernambuco já registraram casos ou suspeitas de casos e com a proliferação do vetor, é uma questão de tempo até que a febre chikungunya chegue a Alagoas”.
As ações de combate ao vetor são realizadas constantemente, segundo Cristina Rocha. “Desde sempre o Estado trabalha com ações de combate ao vetor, eliminando criadouros e orientando a população sobre os riscos de armazenar água de forma inadequada. Por conta da escassez de água no Sertão, as famílias costumar fazer o armazenamento”.
O município de Major Izidoro foi o que apresentou a pior taxa de dengue, com 1.593 casos para cada 100 mil habitantes, seguido de Mata Grande, com 1.073 casos, Ouro Branco com 733 casos e Inhapi com 352 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário